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http://hdl.handle.net/11067/7422
Título: | O Cemitério de San Cataldo : reflexão sobre a experiência de arquitetura como concretização de uma obra |
Autor: | Matos, Pedro de Sousa Soares de, 2000- |
Orientador: | Duarte, João Miguel Couto, 1966- |
Palavras-chave: | Braghieri, Gianni, 1945- - Crítica e interpretação Rossi, Aldo, 1931-1997 - - Crítica e interpretação Arquitetura - Itália - História - Século 20 Racionalismo (Arquitetura) - Itália Modena (Itália) - Edifícios, estruturas, etc Cemitério de San Cataldo (Modena, Itália) |
Data: | 2023 |
Citação: | Matos, Pedro de Sousa Soares de (2023) - O Cemitério de San Cataldo : reflexão sobre a experiência de arquitetura como concretização de uma obra. Lisboa : [s.n.]. |
Resumo: | A presente dissertação tem como objeto o Cemitério de San Cataldo, em Módena, Itália, considerando esta obra como algo indissociável da experiência que proporciona a sua compreensão como obra de arquitetura. O Cemitério de San Cataldo foi projetado pelos arquitetos Aldo Rossi (1931-1997) e Gianni Braghieri (n. 1945) em 1971, constituindo uma obra singular no panorama da arquitetura do século XX. Hoje, encontra-se parcialmente inacabado. Reconhecendo esta importância da experiência da arquitetura, a dissertação tem como objetivo aprofundar o conhecimento do cemitério. O processo de investigação partiu do confronto direto com a obra para a ela retornar, de um modo, agora, mais completo e sedimentado.
Desta forma, de um modo gradual, que parte do particular – o Cemitério de San Cataldo – para o geral – o contexto cultural que marcou o tempo do projeto do cemitério –, os capítulos constituintes da dissertação abordam sucessivamente: 1) a experiência do Cemitério de San Cataldo; 2) a relação entre a experiência da arquitetura e a compreensão da arquitetura; 3) o projeto do Cemitério de San Cataldo, incluindo o sistema de referências formais e conceptuais que esteve na sua base; 4) o percurso e o pensamento teórico dos seus autores, Aldo Rossi e Gianni Braghieri; 5) o contexto histórico e arquitetónico no qual decorreu o projeto do cemitério, marcado pelo Neo-racionalismo italiano. Assim, as diferentes dimensões do Cemitério de San Cataldo são analisadas tanto na sua vertente conceptual e formal, quanto como reflexo do pensamento subjetivo dos seus autores, em particular de Aldo Rossi.
Quer no seu ponto de partida, quer na sua organização e no seu desenvolvimento, a dissertação procura refletir e realçar o processo interior de descoberta da arquitetura que acontece em cada pessoa ao percorrer uma obra construída. A importância da experiência da arquitetura poderá parecer óbvia, mas a comum e cada vez mais recorrente substituição dessa experiência por representações que falham ao transmitir a essência de uma obra justificam a reflexão sobre essa importância. De algum modo, a dissertação comporta um retorno à arquitetura. The subject matter of this dissertation is the San Cataldo Cemetery, in Modena, Italy, considering this work as being inseparable from the experience of understanding it as a work of architecture. Designed in 1971 by the architects Aldo Rossi (1931-1997) and Gianni Braghieri (n. 1945), the San Cataldo Cemetery is a unique work in the 20th century architectural scene. Today it is partially unfinished. Acknowledging said importance of architectural experience, the dissertation aims to deepen the knowledge about the cemetery. The research process began with a direct confrontation with the work, to later return to it in a more complete and settled way. Thus, in a gradual way, starting from the particular – the San Cataldo Cemetery – towards the general – the cultural context that marked the time when the cemetery was designed –, the chapters of the dissertation successively address the following themes: 1) the experience of the San Cataldo Cemetery; 2) the relationship between the experience of architecture and the understanding of architecture; 3) the San Cataldo Cemetery design project, including the system of formal and conceptual references on which it was based; 4) the work and theoretical thinking of the cemetery authors, Aldo Rossi and Gianni Braghieri; 5) the historical and architectural context within which the cemetery design project was developed, with said context being marked by the Italian Neo-rationalism movement. The various dimensions of the San Cataldo Cemetery will be analysed both in their conceptual and formal aspects and as a reflection of the subjective thoughts of its authors, in particular of Aldo Rossi. Both in its starting point and in its organization and development, the dissertation seeks to reflect and highlight the internal process of discovering architecture that takes place in each person when they go through a built work. The importance of the architectural experience may seem obvious, but the common and increasingly recurrent replacement of this experience by representations that fail to convey the essence of a work justifies a reflection on its importance. In a sense, the dissertation is a return to architecture. |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023. Exame público realizado em 11 de março de 2024. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/7422 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULL-FAA] Dissertações |
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