Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5936
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dc.contributor.advisorPereira, Luís Manuel Pires, 1958--
dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Gonçalves da, 1972--
dc.date.accessioned2021-06-29T09:44:18Z-
dc.date.available2021-06-29T09:44:18Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5936-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 14 de Junho de 2021pt_PT
dc.description.abstractFoi objetivo desenvolver e apresentar um estudo cujo tema se intitula “O Betão Armado como elemento de expressão plástica da arquitetura”, a partir da importância que a eleição de determinados materiais escolhidos para o processo construtivo, têm na dimensão plástica e figuração e consequentemente na imagem que o objeto arquitetónico terá na paisagem, seja ela urbana ou rural. Ao longo da história, desde a construção dos mais elementares refúgios até aos edifícios eruditos, a formatação plástica sempre teve uma relação com os valores sensoriais, visuais e táteis. Assim sendo, poder-se-á dizer que o material como expressão tem a capacidade vinculativa na imagem e na forma de fazer cidade. Como tema deste trabalho, foi eleito o Betão Armado como o material definidor de conceitos e de imagens de obra construída. Desde a Revolução Industrial, novos materiais emergem na materialização das obras, tais como o ferro e o vidro. No século XX, o “betão armado”, surge nessa panóplia de materiais e foi sobretudo a partir do Movimento Moderno, com o contributo dos “mestres da arquitetura moderna” com o objetivo de novas indagações e propósitos de mudança e na procura de uma nova dimensão da arquitetura para o homem, independente das limitações impostas pelo passado que este material assume grande protagonismo. No início como elemento estrutural e a partir dessa função como elemento de recurso plástico. Com este estudo, análise, leitura e interpretação, pretende-se atingir um conhecimento mais profundo sobre este material, como elemento de expressão e compreender a sua capacidade plástica, os seus conceitos, seus ideais. E como consequência, a relação entre este material e a forma do corpo arquitetónico e seus valores, a sua capacidade de formulação plástica como resultado de ideia e ideais, bem como a intenção, na materialização de uma obra. Assim sendo, será, através do estudo e leitura e análise das obras dos arquitetos, Oscar Niemeyer (1907-2012), Tadao Ando (1941- ) e de Peter Zumthor (1943- ), que se estabelece este percurso. Esta eleição recai nestes arquitetos, por estes serem os mestres de referência no domínio do recurso à utilização do Betão Armado, apresentando uma vasta obra, onde está expressa de forma invulgar a capacidade deste material como elemento transformador.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aims to present the material "reinforced concrete" as an element of plastic expression of architecture, starting with the importance that the choice of certain materials in the construction process, has in the plastic, figurative dimension and, consequently, in the image that the architectural object will have in the landscape, be it urban or rural. Throughout history, from the construction of the most elementary refuges to the most erudite buildings, the plastic expression has always had a relationship with sensory values, in particular visual and tactile ones. It could be said that the material used as a plastic expression has the capacity to tie the image and way of making the city. Being the theme of this work, reinforced concrete was chosen as the defining material for concepts and image of constructed work. Since the Industrial Revolution, new materials have emerged in the materialization of works, namely iron and glass. At the beginning of the twentieth century, the “reinforced concrete” appears in this panoply of materials and it is mainly from the Modern Movement, with the contribution of the “masters of modern architecture”, that it acquires its greatest expression. Thus, new questions were raised and the purpose of changing material plastic expression, in search of a new dimension of architecture (regardless of the limitations imposed by the past), allowed this material to assume its major role, in the beginning as a structural element and from that, as a plastic resource element. Based on the analysis, interpretation and reflection on various works by the great masters, it is intended to achieve a thorough knowledge of this material as an element of expression and to understand its plastic capacity, its concepts and the underlying ideals. As a consequence, to understand the relationship between this material and the shape of the architectural body and its values, its capacity for plastic formulation as a result of idea and ideals, as well as the intention in the materialisation of a body of work. Therefore the present study is established by the reading, analysis and reflection of the body of work of the masters, namely the architects Oscar Niemeyer (1907-2012), Tadao Ando (1941-) and Peter Zumthor (1943-). The choice of these architects is due as they are the reference masters in the domain of the use of reinforced concrete, presenting a vast body of work, where the capacity of this material as a transforming element is expressed in an unusual way.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAndo, Tadao, 1941- - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectAndo, Tadao, 1941- - Projectos e plantaspt_PT
dc.subjectNiemeyer, Oscar, 1907-2012 - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectNiemeyer, Oscar, 1907-2012 - Projectos e plantaspt_PT
dc.subjectZumthor, Peter, 1943- - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectZumthor, Peter, 1943- - Projectos e plantaspt_PT
dc.subjectConstrução em betão armadopt_PT
dc.subjectBetão armado - Históriapt_PT
dc.titleO betão armado como elemento de expressão plástica da arquiteturapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202735400pt_PT
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