Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/328
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Varão, Maria de Fátima Alves Sales | por |
dc.contributor.author | Moreira, Silvia Cristina Neves | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-12T11:34:38Z | - |
dc.date.available | 2013-09-12T11:34:38Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/328 | - |
dc.description | Mestrado Integrado em Arquitectura | por |
dc.description | Exame público realizado em 16 de Fevereiro de 2011 | por |
dc.description.abstract | Numa sociedade absorvida pela era digital, surgem novas abordagens a partir de novas referências do papel social do museu, da relação entre o museu e os seus utilizadores e da relação entre a forma arquitectónica e as novas ferramentas de comunicação. No século XX, alterou-se a ideia do museu concebido como um depósito de obras de arte e de achados arqueológicos. Com o Museu Guggenheim de F. L. Wright, em Nova Iorque, o Centro Georges Pompidou de Renzo Piano, em Paris e, o Guggenheim de F. Gehry, em Bilbão, a construção do museu identifica-se com a linguagem arquitectónica contemporânea, não apenas como depósito funcional, mas como depósito e conteúdo ao mesmo tempo. Este conceito não deve ser vinculado exclusivamente ao edifício do museu, mas deverá estender-se a todos os lugares que contêm objectos artísticos portadores de conteúdo e, portanto, recipientes. Neste sentido, desempenham um papel fundamental as novas tecnologias da informação e da comunicação, bem como a redefinição do próprio conceito de lugar – a partir do espaço físico para o espaço virtual – permitindo a reflexão sobre uma tipologia de museu difuso no território (conceito com origem italiana) que faz parte de um sistema real, feito de itinerários físicos e aquisição de conhecimentos através do contacto directo com a obra e o habitat, e de um sistema virtual no qual as obras contidas no interior do museu são representadas mediante modernos sistemas tecnológicos. Os objectos no seu local original dão origem a uma malha de relações de itinerários culturais físicos aos quais se sobrepõe uma malha virtual que liga estes pontos, amplifica e clarifica-os, possibilitando a criação de uma identidade simbólica com o lugar. A dissertação termina com a análise de uma proposta de um museu difuso na cidade de Milão, em Itália. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Museus - Arquitectura | por |
dc.subject | Espaço cultural | por |
dc.title | Itinerários culturais : o museu difuso | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Vila Nova de Famalicão | por |
Aparece nas colecções: | [ULF-FAA] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mia_silvia_moreira_dissertacao.pdf | Dissertação | 6,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.