Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/3252
Título: | Teatro, os cenários e a arquitectura : o arquitecto em cena, o actor na cidade |
Autor: | Salgado, Raquel Sofia Frias Bragança |
Orientador: | Duarte, Rui Barreiros |
Palavras-chave: | Arquitectura Arquitectura e arte Cenografia Edifício para fins culturais |
Data: | 2010 |
Resumo: | Num contexto geral e partindo de um conceito de transversalidade disciplinar tenta-se explicar um fenómeno que aborda a definição e o desenvolvimento de espaços determinados - a contaminação entre a arquitectura e cenografia. Ao longo da História o papel do arquitecto sofreu algumas transformações tal como a forma de fazer arquitectura influenciando essas alteraçôes no edificio teatral quer no espaço cénico quer na sala de espectáculo. O teatro na qualidade de acontecimento organizado contém a sua origem na época clássica grega continuando até agora constituindo um espelho sócio cultural. Assim como as restantes artes, estabelece-se como uma área individual e favorável a subjectividade e introspecção não somente por se tratar de uma manifestação humana mas tambem porque e efectivamente um espaço de composição de significados. Deste modo a arquitectura tem como objectivo criar e configurar o lugar teatral em que o espectáculo seja capaz de se tornar real. A arquitectura interpreta-se, por conseguinte, como um apoio conceptual e formal na nova percepção cenográfica que hoje e realizada colocando-se numa posição de acordo com um determinado conceito teatral. O quadro contemporâneo actual alimenta-se de imagens, de formas, e pelo seu aspecto comunicativo exprime uma liberdade criativa que e, igualmente comum em cenografia. Finalizando a arquitectura sugere se como um campo de jogo semelhante as diversas disciplinas onde a conivência e comunicação se tornam elementos essenciais no contexto e condiçao actual. Podemos portanto observar a cenografia como um prolongamento do trabalho que o arquitecto desenvolve, aplicando princípios idênticos, dotados de condicionalismos de outra ordem. In a general context, and from a concept of mainstreaming discipline attempts to explain a phenomenon that addresses the definition and development of certain areas - contamination between architecture and scenography. Throughout History the role of the architect has been transformed as a way of making architecture influencing these changes in the theater building, and in the stage space whether in an auditorium The theater as organized event has its origin in the Greek classical period continuing until now being a socio cultural mirror. So like other arts, is established as an area conducive to individual and subjectivity and introspection not just because it is indeed an area of composition of meanings Thus the architecture is designed to create and configure the place where the theatrical spectacle is able to become real. The architecture is interpreted therefore as a conceptual and formal support in the new scenery-perception that today is pertormed by placing in a position according to a particular theatrical concept. Table contemporary current feeds of images, shapes, and its communicative aspect expresses a creative freedom that is also common in the theater. Finally, the architecture is suggested as a playing eld similar to the various disciplines, where the connivance and communication become essential elements in the context and current condition. We can therefore observe the scenery as an extension of the work that the architect develops, applying the same principles, with their constraints of another order. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Arquitectura. Exame público realizado em 24 de Maio de 2010. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/3252 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULP-FAA] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de mestrado.pdf Restricted Access | 11,6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.